Postado por : Paty Berezowski sábado, 29 de março de 2014

Apesar do título parecer algo que uma empresa falaria ou mesmo uma observação sobre o mercado de trabalho, a verdade é que precisamos de lideranças durante os jogos de League of Legends.

Em jogos de MMORPG, como Guild Wars 2, World of Warcraft e até mesmo Ragnarök, quando participávamos de um evento nós eramos liderados pelos líderes de nossas guilds. Assim, se sentíamos um pouco fora do que estava acontecendo, corríamos para o responsável por nosso grupo e nos encaixávamos novamente. Isso, claro, não significa que não podíamos questionar as ações ou dar opiniões do que achávamos que poderia ser feito.

Em times rankeds, nós temos o capitão do time que seria o responsável por analisar o game, fazer as calls para a tf, coordenar posicionamentos e depois fazer apontamentos sobre erros e acertos. Mas, cá entre nós que é realmente difícil achar times em que o capitão realmente seja seguido.

Agora, a Solo Q parece perdida!
Além de termos uma enorme gama de pessoas mal educadas, parece que o orgulho impede que você siga a call do seu colega ao final da lane fase. São erros de diversos lados: desde alguém que se recusa a ir pra frente enquanto o time avança ao que vai pra frente, chamando o time, mas não volta se o time não for. A desordem é imensa e a dificuldade em times jogando juntos parece dar uma vantagem enorme para àqueles que entendem que sozinho não se ganha um game*.
Então, o que precisamos? Bem, precisamos de liderança! Precisamos aceitar que existe alguém no time com mais noção de jogo que você ou, se você for essa pessoa, direcionar seu time aos objetivos e vitórias. Sinceramente, não interessa se você está com raivinha do seu mid que feedou, você precisa dele no seu time e um líder sabe como aproveitar cada membro que possui em uma equipe. 

Se você:
- Acha que existe alguém que esteja inútil;
- Que não dá pra ganhar;
- Não vê saída para o game;
- Está xingando alguém;

Você não tem perfil de liderança, ao menos não para o àquele jogo. Nesse caso, avalie entre seus teammates quem tem mais noção de jogo e siga as calls dele. Se você tiver dado rage, não tente liderar o time, ainda mais xingando, eles não seguirão você e a probabilidade das coisas darem errado é muito maior. 

Acredito que um dos problemas de não termos líderes é: ninguém quer reconhecer ninguém. As pessoas parecem não ter a capacidade de seguir alguém, para elas isso é baixar a cabeça. E essa situação parece só piorar a medida que vai subindo de elo. No começo do mês de março cheguei a Ouro II, o número de pessoas esnobes era assustador e meu colega ainda disse: "Paty, isso não é nada comparado ao diamante".
Quando as pessoas pararem de ter o orgulhinho ferido por simplesmente aceitar que outra pessoa pode lhe dar uma boa dica e fazer uma boa decisão por você, teremos um cenário bem mais interessante para nosso League of Legends.



*Muitas pessoas dizem que SOLO Q se ganha sozinho, ou você carrega ou você perde. O fato é que você só ganha sozinho um game se você estiver em uma tier muito abaixo da sua, afinal você possuirá muito mais noção de game que o time adversário e se aproveitará de cada erro de posicionamento deles. Mas se estiver na tier certa, é impossível carregar a maior parte dos games sozinho.


© Garota Gamer - GG - Designed by Jéssy Willemann -